O evento promovido pelo GEPAR da UFPI, com foco na capacitação de professores e agentes culturais

Bom Princípio do Piauí e Parnaíba se preparam para sediar, entre os dias 22 e 25 de junho de 2023, a segunda edição da Jornada Cultura e Patrimônio para Professores (JOCUPAP). Organizada pelo Grupo de Educação Patrimonial e Arqueologia (GEPAR), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob a coordenação da Professora Elaine Ignácio e com apoio da PREXC (UFPI), essa jornada procura fomentar a reflexão e a troca de conhecimentos sobre cultura e patrimônio.
Com um formato híbrido, o evento promoverá atividades nas cidades de Bom Princípio do Piauí e Parnaíba, reunindo pesquisadores, professores, agentes culturais, detentores culturais e comunidades tradicionais da região. A JOCUPAP busca proporcionar um espaço interdisciplinar, participativo e plural, onde os participantes poderão ampliar sua compreensão sobre a importância do patrimônio cultural e explorar as potencialidades da cultura local.
Durante os quatro dias de evento, os participantes terão acesso a uma programação diversificada, incluindo mini cursos, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais. Essas atividades serão conduzidas por especialistas da UFPI, que compartilharão seus conhecimentos e experiências nas áreas de patrimônio cultural e políticas culturais.
Uma das principais propostas da JOCUPAP é fortalecer o debate sobre políticas culturais e patrimoniais na região norte do Piauí, além de promover a divulgação e integração das produções dos detentores de saberes e fazeres locais. Ao capacitar professores e agentes culturais, o evento busca ampliar o alcance das ações voltadas para a valorização e preservação do patrimônio cultural, estimulando a sua transmissão para as futuras gerações.
As inscrições para a Jornada Cultura e Patrimônio estão abertas e podem ser realizadas até a data de início do evento. Não perca a oportunidade de participar dessa iniciativa enriquecedora, contribuindo para a preservação e valorização do patrimônio cultural no Piauí. A JOCUPAP também oferecerá certificação de 30 horas aos participantes, reconhecendo o engajamento e a dedicação no aprimoramento de seus conhecimentos sobre cultura e patrimônio.
Saiba como se inscrever no JOCUPAP através do SIGAA no Tutorial: clique aqui
Contato do GEPAR:
Instagram: @geparcultural
E-mail: geparcultural2022@gmail.com

