PIRIPIRI-PI

NEPIH traça cronograma de atividades para 2020

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em História – NEPIH – se reuniu na cidade de Piripiri, no Piauí, para definir as metas para este ano. Dentre os objetivos do núcleo formado por historiadores, arqueólogos, antropólogos, cientistas sociais, entre outros profissionais estão a criação de grupos de trabalhos, o lançamento de uma revista digital, a criação de um arquivo público municipal e muitos projetos mais que você pode encontrar na ata disponibilizada no link abaixo.

BOLETIM NEPIH MARÇO 2020

_____________________________________________

O monumento histórico em Piripiri

Portal Sesquicentenário na cidade de Piripiri, o monumento foi construído no ano de 2014 em memória aos 150  anos de fundação da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios. A igreja foi inaugurada no dia 16 de outubro de 1864 pelo Bispo Dom Frei Luís da Conceição Saraiva, de São Luís, no Maranhão, juntamente com o primeiro pároco do povoado, o padre Joaquim Mariano Guimarães. Após o povoamento da região em meados de 1844, o padre Domingos de Freitas e Silva tornou-se o primeiro líder religioso que introduziu a fé cristã católica na população da cidade.

Abaixo, podemos conferir o registro da procissão e dos festejos em comemoração ao dia de Nossa Senhora dos Remédios, patrimônio cultural imaterial de Piripiri, filmado e editado por Gesse Klayton e Gustavo Lopes.

________________________________________________________________________________________________________________________

 

I Encontro de História , cultura e Patrimônio Piripiri - PI

O I Encontro de História, Cultura e Patrimônio: construindo novos olhares sobre Piripiri e região, aconteceu entre os dias 23 e 24 de novembro de 2018, no prédio da UNOPAR-Polo Piripiri-Pi. Tratou-se de um evento de caráter interdisciplinar, participativo e plural, organizado coletivamente pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em História, Cultura e Sociedade (NEPIH) de Piripiri-Piauí, em parceria com o GEPAR Buriti dos Lopes – PI, UNOPAR- Polo Piripiri, Laboratório de Humanidades do Instituto Federal do Piauí – IFPI e a Secretaria de Juventude, Cultura e Esporte de Piripiri – SEJUCE.
O evento é uma das proposta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Cultura e Sociedade – Piripiri-Pi, de ampliar as reflexões e debates acerca da história, da cultura e do patrimônio local, socializar os estudos desenvolvidos pelos vários pesquisadores de diferentes áreas como antropólogos, historiadores, arqueólogos, sociólogos entre outros e evidenciar a riqueza histórica, cultural e patrimonial do município e região. Destacaram-se no evento as mesas-redondas e oficinas, com a participação de pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas, que estudam temas relativos à História, à Cultura e ao Patrimônio de Piripiri e região.

Galeria de Imagens

Este slideshow necessita de JavaScript.