ITAPIPOCA-CE

MUPHI inicia atividade de integração e divulgação virtual de pontos turísticos

desde o mês de setembro, o Museu de Pré-História de Itapipoca – MUPHI, através da oficina de Educação Patrimonial, lançou a hashtag #patrimoniodeitapipoca, com o objetivo de fazer com que os cidadãos comecem a reconhecer seu município e seus pontos históricos através das redes sociais, como Facebook e Instagram.

É uma relação através do mundo virtual onde o funcionário do MUPHI ou o visitante bate a foto e usa a hashtag, o que dá a possibilidade dos outros perfis conhecerem e visitarem, em um primeiro momento, virtualmente as belezas da cidade e atraindo interesse para o turismo local. Assim, vamos criando uma linha de comunicação imagética entre seguidores e o museu, tendo como objetivo e consequência a divulgação do Patrimônio Cultural Municipal e as belezas do município.

Crédito das fotos: Eveline Sonielle.

Este slideshow necessita de JavaScript.

__________________________________________________________________________________________________

Ações do Museu de Pré-História de Itapipoca no segundo semestre de 2019

No mês de agosto, aconteceu a Semana do Patrimônio de Itapipoca, com oficinas e aulas de campo, além da formação de atualização da nova pesquisa em paleontologia que Celso Ximenes, curador do museu, vem realizando com seus alunos do curso de doutorado.

Em setembro, fizemos parte de um seminário a convite da Universidade Estadual do Ceará durante a 13ª Primavera dos Museus, onde falamos sobre os trabalhos que realizamos no museu, como projetos educativos, oficinas e monitorias e também concedemos uma entrevista para Rádio Bom Dmais falando sobre a temática do evento.

Em parceria contínua com a UECE , sob responsabilidade da Prof. Dra. Helena Marinho, promovemos as oficinas de Desenho e Pintura Rupestre e Reflexões sobre Educação Patrimonial. A primeira, contou com a visita ao museu e atividades na Universidade Estadual do Ceará.

Já na segunda oficina, voltamos as atividades de visita ao museu e pontos históricos da cidades para fotografar. Terminamos a programação na universidade, onde os alunos reproduzem suas fotos em tela e tira.

As oficinas são certificadas pela universidade, pelo museu e pela Secretaria de Cultura e Turismo de Itapipoca.

Este slideshow necessita de JavaScript.

__________________________________________________________________________________________________

 

Evento de Educação Patrimonial aconteceu em Itapipoca

Primeira turma de monitoria em iniciação científica em arqueologia e EPA.

 

Em agosto de 2018, o evento I Jornada de Educação Patrimonial – EPA I – projeto da professora MSc. Elaine Ignacio – estabeleceu uma relação entre o município e as políticas culturais, atribuindo centralidade ao lugar. Desenvolveu, através de palestras e aula de campo com os professores, uma reflexão crítica frente à suma importância da cultura material e imaterial, além de ter proporcionado uma construção formativa para que os lecionadores pudessem multiplicar as ações educativas apreendidas, tendo como ponto central o patrimônio cultural.

Além do conhecimento adquirido, estabelecemos parcerias. Uma delas com o Museu Pré-Histórico de Itapipoca – MUPH, que tem como missão ser o guardião do patrimônio paleontológico e arqueológico do município de Itapipoca e do Estado do Ceará e, ainda, promover ações educativas e de pesquisa científica com o acervo que mantém.

Para este ano de 2019, tivemos a II Jornada de Educação Patrimonial – EPA II, dando continuidade ao projeto de formação sistemática. E, durante o ano, continuaremos com as ações de sensibilização patrimonial.

Como arqueóloga-voluntária, eu, Elaine Ignacio, tive a honra de participar do curso de monitoria como minha primeira ação e, por isso, daremos seguimento ao projeto enquanto pudermos devido à sua importância para a arqueologia.

 

JORNADA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Curadoria do projeto: Museu de Pré-História de Itapipoca.

Parceiros e apoiadores: E.E.M. Joaquim Magalhães e  Secretaria de Cultura e Turismo de Itapipoca.

Professoras responsáveis: Prof. Simone Lourenço, Prof. Camila Florêncio e Prof. Eveline Sampaio.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: