Acontece- Museu de Itapipoca- Ceará

Desde junho do ano passado estamos gerando, aos poucos, atividades pedagógicas no Museu de Itapipoca.

Devido a necessidade que sentimos de levarmos mais do que alegria aos alunos que conhecem o museu, pois nossa ideia é que saiam com algo a mais, uma curiosidade despertada, um gostinho de querer voltar.

Aos poucos fomos fazendo pesquisas, pensando e buscando coisas que atendessem a temática do Museu de Itapipoca, mas também, que atendesse o interesse dos visitantes. Tais como: jogos, palavras cruzadas, pinturas, quebra-cabeça e alguns brinquedos. E com estes objetos, nossa intenção foi chamar o público para participar.

O efeito foi melhor do que esperávamos. A visita ficou mais divertida, observamos em quem brincava um olhar de satisfação, além de percebermos que ficavam eufóricos e saíam conversando sobre a atividade quando se retiravam do museu.

As atividades pedagógicas têm como foco crianças de 02 a 12 anos, sendo que o público de 02 anos ainda não foi contemplado. Este é um público específico de visitantes do museu, o qual procuramos sempre atender. Geralmente chegam com as escolas ou com os pais.

As pequenas atividades pedagógicas que foram geradas, principalmente na 17ª Semana Nacional de Museus, foram joguinhos de perguntas e respostas sobre curiosidades do mundo animal, vegetal, e coisas do cotidiano, seja na escola ou em casa, ou em outros ambientes.

Também tivemos montagem de quebra-cabeças,animais da megafauna, pintura a lápis e papel específica para as crianças de 04 e 05 anos. Tudo foi um sucesso! Como prêmio pela participação e destaque, tivemos entrega de plantinhas.

Aconteceu também uma oficina muito especial sobre a boneca africana Abayomi, ministrada pela servidora pública Aurila Sousa, representante da comunidade quilombola de Nazaré, Itapipoca, Ceará.

A atividade se iniciou com a apresentação de um conto africano feito pela contadora de histórias e artista de dança Nazaré Rocha, que deixou os jovens muito encantados.  Em seguida, iniciaram a confecção da Abayomi que tem simbologia africana religiosa, feita com retalhos, nós e tiras.  A oficina aconteceu na escola Cenecista Pio XII com um grupo de adolescentes entre 08 e 14 anos.

Eveline Sonielle Sampaio Avelino
Coordenadora do Museu de Pré-História de Itapipoca  – MUPHI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s