Coordenadora e representante do GEPAR esteve no leste Fluminense para o II Encontro de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.
Professora Elaine Ignacio com os palestrantes, Claudio Prado de Mello, diretor do INEPAC e organizadores do evento.
A cidade de Rio Bonito, no estado do Rio de Janeiro, recebeu vários profissionais atuantes na área de patrimônio artístico e cultural para a realização do “II Encontro de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Leste Fluminense e Região”. O evento, que ocorreu no teatro da CDL entre os dias 12 e 15 de junho, albergou professores, membros do clero, poder executivo e legislativo, municipais e estaduais, profissionais e estudantes da área de arquitetura, estudantes da área do turismo, historiadores, artistas, grupos de conservação e restauro, arqueólogos, museólogos e leigos.
A abertura do evento, que foi recheado de troca de conhecimentos e debates, ficou por conta de Claudio Padro de Melo, diretor geral do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural – órgão da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Entre os momentos especiais que ocorreram no encontro, vale destacar a conversa com os jovens do Colégio Estadual Desembargador José Augusto Coelho da Rocha Júnior, de Rio Bonito, e a professora Vaneli Chaves, sarais no encerramento das atividades diárias e oportunidade de conhecer patrimônios histórico-culturais urbanos e rurais da cidade que sediou o evento, sendo estes, atestadamente, repertório memorial da população local.
Uma cidade que não tem cuidado com seu patrimônio histórico é uma cidade sem memória. Uma cidade sem memória não tem senso de pertencimento.
Mestre em Arqueologia Pré-histórica e Arte Rupestre. Doutoranda em Patrimônio na Universidade de Extremadura – Espanha e em História na Universidade Federal de Santa Maria – RS. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e é Especialista em design. Foi coordenadora em artes do projeto social Pro-Arte FUMDHAM e responsável técnica, de jovens, em desenho arqueológico durante seis anos (2002-2007) em são Raimundo Nonato, foi pesquisadora da FUMDHAM onde realizou diversas escavações no Parque Nacional Serra da capivara e entorno, Piauí, Brasil (2000/2009). Professora concursada em Processamento da Informação arqueológica do Curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial de Universidade Federal vale do São Francisco na mesma localidade. Durante o período de três anos (2005 a 2007), foi coordenadora de extensão universitária do Campus Serra da Capivara, da UNIVASF, promovendo levantamentos do patrimônio edificado, concluindo com a edição de um livro pelo IPHAN. Organizando três edições do INTERARTES, Festival Internacional de dança, teatro e música no anfiteatro da Pedra Furada, Parque Nacional Serra da Capivara e encontros estudantis. Foi arquiteta e arqueóloga do IPHAN Piauí no ano de 2010. Atualmente é professora da Universidade federal do Piauí em Teresina. Coordenadora do Projeto EPA (Educação Patrimonial), desde 2012, com criação de núcleos no interior norte do Piauí, em 2016, em parceria com o Instituto Federal do Piauí – Campus Pedro II, e em 2017, parceria com Academia Buritiense de Artes, Ciência e Cultura – ABACC. Buriti dos Lopes – Piauí – Brasil, da continuidade ao projeto EPA e cria um Grupo de Educação Patrimonial e Arqueologia – GEPAR. Desde setembro de 2015 atuando como Educadora Social.
Ver todos os posts por ElaineIgnacio
Um comentário em “Professora Elaine Ignacio participa de encontro em Rio Bonito”
Você é uma grande referência de ser humano, humildade e profissionalismo!!!Somos seus fãs!!!!
Você é uma grande referência de ser humano, humildade e profissionalismo!!!Somos seus fãs!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa