Cartaz da primeira live realizada pelo GEPAR da série “Patrimônio Cultural de Parnaíba e região”.
No dia 7 de agosto, foi transmitida, via Facebook, a primeira live do Grupo de Educação Patrimonial e Arqueologia voltada à série “Patrimônio cultural de Parnaíba e região”. O tema escolhido para esse primeiro encontro virtual do grupo foi “Educação patrimonial e suas interfaces” e contou com a participação dos professores Elaine Ignacio (coordenadora do GEPAR), Max Ronny Marques, Adriana Tenório Barros, Erasmo Marcio Falcão e foi mediada pelo também professor Mauro Jr.
O GEPAR vem desenvolvendo um trabalho sistemático de educação referente ao patrimônio cultural material e imaterial junto as escolas e comunidades na região norte do Piauí e, em 2020, é comemorado os 250 anos da transferência da Sede da Villa de São João da Parnahyba, para o Porto Salgado, além dos 250 anos da Matriz de Nossa Senhora da Divina Graça.
Com foco no patrimônio material e imaterial do nosso território, as lives contam com a presença de profissionais que defendem e salvaguardam riqueza histórica de nossa querida Parnahyba através de ações, textos e ensinamentos.
A live do dia 7/8 foi a primeira de um total de quatro encontros para serem compartilhados com o público. Fica o convite para que você participe e conheça mais das riquezas locais, interaja e seja parte do trabalho realizado pelo GEPAR. Na próxima sexta-feira (14/8), às 19 horas, a segunda live vai ao ar e contará com a participação de Mauro Jr, Max Ronny Marques, Francisco Junior e Julimar Quaresma debatendo sobre “Arqueologia e história indígena: os parnaibanos antes de Parnaíba”.
Não perca!
Segunda live do grupo ocorrerá na próxima sexta com o tema Arqueologia e história indígena.
Mestre em Arqueologia Pré-histórica e Arte Rupestre. Doutoranda em Patrimônio na Universidade de Extremadura – Espanha e em História na Universidade Federal de Santa Maria – RS. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e é Especialista em design. Foi coordenadora em artes do projeto social Pro-Arte FUMDHAM e responsável técnica, de jovens, em desenho arqueológico durante seis anos (2002-2007) em são Raimundo Nonato, foi pesquisadora da FUMDHAM onde realizou diversas escavações no Parque Nacional Serra da capivara e entorno, Piauí, Brasil (2000/2009). Professora concursada em Processamento da Informação arqueológica do Curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial de Universidade Federal vale do São Francisco na mesma localidade. Durante o período de três anos (2005 a 2007), foi coordenadora de extensão universitária do Campus Serra da Capivara, da UNIVASF, promovendo levantamentos do patrimônio edificado, concluindo com a edição de um livro pelo IPHAN. Organizando três edições do INTERARTES, Festival Internacional de dança, teatro e música no anfiteatro da Pedra Furada, Parque Nacional Serra da Capivara e encontros estudantis. Foi arquiteta e arqueóloga do IPHAN Piauí no ano de 2010. Atualmente é professora da Universidade federal do Piauí em Teresina. Coordenadora do Projeto EPA (Educação Patrimonial), desde 2012, com criação de núcleos no interior norte do Piauí, em 2016, em parceria com o Instituto Federal do Piauí – Campus Pedro II, e em 2017, parceria com Academia Buritiense de Artes, Ciência e Cultura – ABACC. Buriti dos Lopes – Piauí – Brasil, da continuidade ao projeto EPA e cria um Grupo de Educação Patrimonial e Arqueologia – GEPAR. Desde setembro de 2015 atuando como Educadora Social.
Ver todos os posts por ElaineIgnacio