The Geparians são ilustrações baseadas em membros do GEPAR.
Com criatividade e técnica, o ilustrador e arqueólogo do GEPAR Mauro Junior criou os quatro personagens inspirados em membros do Grupo de Educação Patrimonial e Arqueologia. Além do próprio autor, The Geparians (nome dado por Mauro ao grupo ilustrado) conta em seu elenco com Elaine Ignacio, Almir Orsano e Max Ronny Marques.
Junto com Elaine Ignacio, coordenadora-geral do GEPAR, Mauro Junior está criando HQs e livros ilustrados com intuito de educar crianças, adolescentes e jovens sobre a importância de preservar o patrimônio cultural. Através da arte como ferramenta de aproximação, o autor objetiva que o público-alvo se interesse pela temática focada na arqueologia, disfrutando da maneira bem-humorada de suas obras para que adquira conhecimento, mas sem perder a verdade científica.
E aguarde que esses não serão os únicos personagens. Em breve, mais membros do GEPAR ganharão suas versões para quadrinhos.
Mestre em Arqueologia Pré-histórica e Arte Rupestre. Doutoranda em Patrimônio na Universidade de Extremadura – Espanha e em História na Universidade Federal de Santa Maria – RS. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e é Especialista em design. Foi coordenadora em artes do projeto social Pro-Arte FUMDHAM e responsável técnica, de jovens, em desenho arqueológico durante seis anos (2002-2007) em são Raimundo Nonato, foi pesquisadora da FUMDHAM onde realizou diversas escavações no Parque Nacional Serra da capivara e entorno, Piauí, Brasil (2000/2009). Professora concursada em Processamento da Informação arqueológica do Curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial de Universidade Federal vale do São Francisco na mesma localidade. Durante o período de três anos (2005 a 2007), foi coordenadora de extensão universitária do Campus Serra da Capivara, da UNIVASF, promovendo levantamentos do patrimônio edificado, concluindo com a edição de um livro pelo IPHAN. Organizando três edições do INTERARTES, Festival Internacional de dança, teatro e música no anfiteatro da Pedra Furada, Parque Nacional Serra da Capivara e encontros estudantis. Foi arquiteta e arqueóloga do IPHAN Piauí no ano de 2010. Atualmente é professora da Universidade federal do Piauí em Teresina. Coordenadora do Projeto EPA (Educação Patrimonial), desde 2012, com criação de núcleos no interior norte do Piauí, em 2016, em parceria com o Instituto Federal do Piauí – Campus Pedro II, e em 2017, parceria com Academia Buritiense de Artes, Ciência e Cultura – ABACC. Buriti dos Lopes – Piauí – Brasil, da continuidade ao projeto EPA e cria um Grupo de Educação Patrimonial e Arqueologia – GEPAR. Desde setembro de 2015 atuando como Educadora Social.
Ver todos os posts por ElaineIgnacio